Thursday, October 29, 2015

Invented diary

In this project I had to invent a diary of a sailor in a travel during the 1500s

Diário de Bordo
Viagem Calcutá – Lisboa
Outubro 1527 

8 de outubro de 1527
Hoje estamos iniciando a nossa viagem de volta para Lisboa, compramos muitas especiarias e o capitão espera ganhar muito dinheiro vendendo para os burgueses. Nosso leme já foi consertado, quando estávamos vindo para a Índia bateram na nossa popa e isso quebrou o nosso leme dificultando a nossa chegada. Partimos em direção a Melinde na costa oeste da África.

11 de janeiro de 1528
Tornamos o cabo da boa esperança, há alguns dias paramos em Aguada de S. Braz para pegar mantimentos e deixar um homem que teve escorbuto por falta de vitamina C. Por causa da falta de alimentos na nossa embarcação, temos apenas carne, cebola, azeite, vinagre, biscoitos secos, com consumo restrito.

23 de janeiro de 1528
O capitão Manuel foi forçado a fazer uma parada de emergência hoje. Onze homens da nossa caravela pegaram Leptospirose e foram retirados. Esta doença é muito comum nas embarcações por causa das condições de higiene precárias. Agora temos apenas 54 homens a bordo.

2 de fevereiro de 1528
Hoje eu, que estava limpado o convés, e alguns homens que estavam hasteando a vela, sentimos fortes pancadas na parte de fora da proa. Eu deixei meu escovão de lado (pois sou apenas um moço de convés) e fui ver o que acontecera. Chegando lá me encontro com um homem encharcado e desesperando, ele me disse que seu navio tinha sido atacado por piratas africanos. Levei-o imediatamente para o capitão Manuel.

10 de abril de 1528
Por conta das muitas perdas de marinheiros o capitão parou ontem em uma vila na costa leste da África que foi colonizada por portugueses. Mais de vinte homens embarcaram no nosso navio. Felizmente o senhor capitão me promoveu a contramestre.

28 de abril de 1528
Um dos homens novos no navio comentou comigo que pouco antes da nossa chegada a vila um navio grande com muitos canhões saiu de lá. E que hoje de manhã seus amigos lhe mostraram o mesmo navio que os aterrorizou. Eles acham que são os piratas.

18 de junho de 1528
O capitão fez algo muito estranho hoje, quase bateu em uma Nau que vinha da Espanha e saiu da nossa rota. Mais chegamos ilesos a nossa última parada antes de chegar em casa. Acho que alguns homens querem fazer um motim contra o capitão Manuel.

27 de junho de 1528
Os homens se viraram contra Manuel que agora não é mais capitão. Os poucos que ficaram com ele foram presos pelos seus companheiros no porão. Manuel agora está preso em seu dormitório. Infelizmente não fui nomeado capitão, mas meu grande amigo Joaquim (novo capitão) me pois de capitão de cabotagem.

2 de julho de 1528
Estamos muito perto de Portugal só mais alguns dias e estaremos em terra firme. Mas Manuel foi à loucura e jogou todos os instrumentos no mar. Astrolábio, balhestilha, quadrante, foi tudo por água a baixo. A única coisa que nos restou foi a minha velha bússola.
8 de julho de 1528
Finalmente depois de vinte meses chegamos em casa de novo. Muitos homens nos deixaram durante a viagem e serão reconhecidos pela comunidade. Joaquim voltou para a pequena vila na costa para levar de volta os bravos homens que embarcaram nesta viagem. Nós vendemos as especiarias e conseguimos dinheiro para sustentar nossas famílias por algum tempo.

No comments:

Post a Comment